Diante de tanta variedade no mercado, de tantos tipos diferentes de shampoos, sempre ficamos na dúvida na hora da escolha. Pensando nisso, o Beleza Em Voga facilitou essa tarefa pra você! (Yes!) Veja agora tudo o que precisamos saber na hora de escolher um shampoo para os seus cabelos. ;)
1) Tipo de cabelo: O shampoo deve ser o indicado para o seu tipo de cabelo, por isso, um shampoo para cabelos lisos NUNCA irá alisar um cabelo crespo. Os shampoos hidratam e limpam o cabelo, mas NÃO mudam a forma dos fios.
Os especialistas explicam que, originalmente, existem três tipos de cabelo: os lisos a ondulados de origem europeia, os lisos dos asiáticos e os crespos de origem africana.
Os cabelos também são classificados quanto a produção de sebo: oleoso, seco, misto e normal. Então nem pensar em usar um shampoo para cabelo seco num cabelo oleoso!
2) O Sal: muito se fala sobre shampoo sem sal. A função do sal no shampoo é dar viscosidade, espessamento, ou seja, para que não escorra por entre os dedos ao ser colocado nas mãos.
Em relação a qual dos dois usar, há opiniões divididas. Uma linha entende que os shampoos com sal desidratam os fios, por isso ficam secos, sem brilho e maciez e outra linha diz que a quantidade usada é mínima, sendo assim não seria capaz de tanto estrago, mas sim os processos químicos e o uso frequente de chapinhas, por exemplo. Um estudo da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), de 2011 comprovou que o sal não faz mal, pois o mesmo é dissolvido na água e retirado do cabelo no momento do enxágue.
Sendo assim, use o que dá mais resultado para seu cabelo e seja feliz!
3) O pH: Esse sim é mais importante que o sal!
pH é a sigla para “Potencial Hidrogeniônico”, uma escala que mede o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade. Essa medida vai de 0 a 14 e uma substância é considerada ácida quando o valor de pH está entre 0 e 7 e alcalina (ou básica) quando o valor está entre 7 e 14. Para limpar suavemente o couro cabeludo e o cabelo, devemos optar por formulações com pH entre 5,5 e 7,0 .
Veja bem, não é o pH que age no cabelo e sim as substâncias químicas contidas na fórmula dos produtos. De acordo com sua concentração tornam o produto final mais ácido ou mais alcalino. O ideal é que o shampoo esteja na faixa mais próxima da neutralidade e que o condicionador esteja ligeiramente ácido para neutralizar as cargas estáticas, facilitando o pentear.
4) Tipos de Shampoos:
Anti-resíduo
Os shampoos anti-resíduo têm uma carga maior de agentes de limpeza (surfactantes) e pH alcalino, o que abre as cutículas dos cabelos para proporcionar uma limpeza profunda.
Normalmente a indicação de uso é a cada 15 dias ou 1 vez por mês, pois se usado em excesso irá ressecar o cabelo. O shampoo anti-resíduo também deve ser usado antes de um tratamento, como reconstrução ou hidratação.
Sim, esse tipo de shampoo pode retirar a progressiva mais rápido, pois abre as cutículas do cabelo.
1- L'oréal Professionnel Pure Ressource 2- Vizcaya Deep Cleansing 3- Amend Clean Intensy 4- Joico Daily Care |
Transparente
Os shampoos levam esse nome pois normalmente são transparentes mas, alguns têm cor como os shampoos de bebê. Normalmente esse tipo de shampoo limpa mais do que os perolados e leitosos, que costumam ser mais hidratantes. Mas isso não é regra, por isso é importante ler o rótulo para ver a função do mesmo.
|
Perolado ou Translúcido
Os shampoos tem esse nome porque são cintilantes e com brilho perolado, bem diferente dos transparentes.
Eles limpam suavemente e possuem na fórmula agentes condicionantes. É um shampoo indicado para uso diário, pois limpa e hidrata de forma mais suave, superficial. Cabelos normais, secos e com oleosidade moderada podem usar o perolado sem medo.Para obter uma limpeza mais eficaz, alguns profissionais indicam o uso de um shampoo transparente antes do perolado.
1- Seda Brilho Gloss 2- Dove Therapy Pós Progressiva 3- Avon Advance Techniques 4- Wella Pro Series Luminosity |
0 comentários:
Postar um comentário